Nossos Serviços

Equipe

Especializada

Equipamentos

de ponta

Segurança

em primeiro lugar

Equipe

Especializada

Nossa equipe é composta por profissionais com ampla experiência

( Geógrafos, Geólogos, Ecólogos e Biólogos )

Na Ativo Ambiental, a força está em nossa equipe multidisciplinar, composta por profissionais altamente qualificados e experientes em diversas áreas do conhecimento. Nossa equipe é formada por biólogos, engenheiros ambientais, geógrafos, arqueólogos, geólogos, entre outros especialistas que trabalham em sinergia para oferecer soluções integradas e eficazes em estudos ambientais.

Nossos profissionais utilizam as mais recentes tecnologias e metodologias científicas para realizar análises precisas e abrangentes. A diversidade de expertise em nossa equipe nos permite abordar cada projeto com uma perspectiva holística, considerando todos os aspectos ambientais, sociais e econômicos envolvidos.

Nossos especialistas possuem vasta experiência em uma ampla gama de projetos ambientais, desde estudos envolvendo espeleologia à estudos de impacto ambiental e monitoramento de meio físico e biótico. A Ativo Ambiental se orgulha de sua capacidade de adaptar-se às necessidades específicas de cada cliente, fornecendo resultados de alta qualidade que atendem às exigências regulamentares e promovem a sustentabilidade.

Dentro dos serviços ambientais destacamos:

Na Ativo Ambiental, desenvolvemos e elaboramos todos os estudos, planos e programas ambientais, além de prestar consultoria completa para o processo de licenciamento ambiental. Nossos serviços abrangem desde a regularização, adequação, ampliação, correção, implantação e operação até o encerramento de atividades. Nossa expertise garante que seu projeto esteja sempre em conformidade com a legislação ambiental vigente, promovendo a sustentabilidade e minimizando impactos ambientais.

Serviços Oferecidos:

– Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA)

– Plano de Controle Ambiental (PCA)

– Relatório de Controle Ambiental (RCA)

– Projeto de Intervenção Ambiental (PIA)

– Inventário Florestal

– Projeto Técnico de Reconstituição da Flora (PTRF)

– Plano de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA)

– Obtenção de Autorização de Supressão Vegetal (ASV)

– Cadastro Ambiental Rural (CAR)

– Elaboração de Planos de Manejo para Unidades de Conservação

– Estudos relativos à compensação ambiental e similaridade ecológica

– Estudos de caracterização e monitoramento de fauna

– Elaboração e Execução de Programas de Afugentamento e Resgate de Fauna

– Elaboração e Execução de Programas de Educação Ambiental

– Execução de Programas e Projetos Ambientais

– Projeto Básico Ambiental (PBA)

– Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental (RADA)

– Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR)

– Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV)

– Relatório de Impacto na Circulação (RIC) / Relatório de Impacto Urbano (RIU)

– Estudo e Mitigação de Áreas Contaminadas

– Plano de Uso Futuro

– Estudos Socioeconômicos

– Outorga de Uso de Recursos Hídricos e Lançamento de Efluentes

– Auditoria Ambiental

Através da análise integrada da área de estudos, desenvolvemos mapas de potencial espeleológico, dando suporte aos estudos de Prospecção Espeleológica atuando de forma estratégica em estudos de viabilidade ambiental.

Necessário aos estudos de licenciamento ambiental, a prospecção espeleológica consiste no inventariamento sistemático de cavidades naturais, realizado através de equipes em campo. O planejamento é realizado em acordo com o Estudo de Potencialidade Espeleológica, onde as equipes adensam seus caminhamentos em áreas que favoreçam a formação de cavidade, resultado em melhor qualidade nos trabalhos e menores custos.

Com as mudanças na legislação ambiental introduzidas pelos Decretos 6.640/2008 e 10.935/2022, bem como pela Instrução Normativa MMA 02/2017, os Estudos de Relevância Espeleológica passaram a ser obrigatórios em casos de intervenções permanentes ou supressão de cavidades naturais subterrâneas.

Essas regulamentações permitem a intervenção ou até mesmo a supressão de cavidades, mas estabelecem a necessidade de um estudo detalhado para avaliar a relevância espeleológica da área afetada. Este estudo é um instrumento essencial para garantir que qualquer ação realizada nas cavidades naturais leve em consideração a sua importância ecológica, científica, cultural e socioeconômica.

Em conformidade com a legislação ambiental vigente, a ATIVO AMBIENTAL realiza os diagnósticos Geoespeleológicos necessários aos estudos de RELEVÂNCIA ESPELEOLÓGICA assim como em atendimento à condicionantes ambientais. Realizados por geógrafos, geólogos e técnicos, são abordados temas como a espeleogênese (formação da caverna), espeleotemas, depósitos químicos e clásticos assim como a inserção da cavidade na paisagem local. Desta forma os estudos compreendem em trabalhos não apenas no interior das cavidades, mas também no exocarste.

Necessário aos estudos de RELEVÂNCIA ESPELEOLÓGICA, os estudos são realizados por especialistas, biólogos e ecólogos que, através de observações e coleta de material biológico procuram entender o ecossistema cavernícola.

Para tais estudos, contamos ainda com a parceria a diversos especialistas (taxonomistas) capazes de auxiliar na identificação de espécimes raros, troglóbios ou raros. A Ativo Ambiental desenvolve ainda através de parcerias, estudos de biologia molecular para a identificação de espécimes.

A ATIVO AMBIENTEAL conta com banco de dados bioespeleológico próprio, favorecendo a comparação entre estudos e espécimes e, atingindo melhores resultados em seus estudos desenvolvidos.

A ATIVO AMBIENTAL realiza a topografia de cavidades naturais em seus diversos graus de precisão através de técnicas adequadas para cada litologia, seja calcário ou mesmo cavidades em minério de ferro, onde são necessárias técnicas específicas uma vez que há grande interferência em bussolas comumente utilizadas.

As topografias de maior detalhe, necessárias ao ESTUDO DE RELEVÂNCIA ESPELEOLÓGICA permitem ainda a realização do calculo de área e volume. Os dados são comparados gerando gráficos e tabelas capazes de identificar a importância das cavidades em relação à sua espeleoletria.

Através de técnica específica, profissionais fotógrafos/espeleólogos realizam os registros fotográficos nas cavidades em diferentes períodos. Realizando a comparação entre as imagens, é possível identificar possíveis alterações no ambiente cavernícola.

Tal monitoramento, por ser eficaz, é também solicitado por órgãos ambientais como condicionantes para o monitoramento ambiental de cavidades naturais.

O Monitoramento Bioespéleológico é realizado através do acompanhamento das condições ambientais e tróficas das cavidades. São instalados equipamentos dentro e fora das cavidades para monitoramento da umidade e temperatura e ainda, umidade do solo e luminosidade.

São escolhidas espécimes que possibilitem seu monitoramento de forma a não influenciar nas populações residentes. A periodicidade é adequada a cada projeto/condicionante.

Através de equipamentos específicos, são monitoradas as ondas de ruído e vibração no interior das cavidades, identificando se obras, detonações ou empreendimentos já instalados podem causar algum dano ambiental às cavidades monitoradas.

Tal monitoramento vem sendo pedido como condicionante ambiental principalmente para os estudos de delimitação/diminuição das áreas de proteção (entorno) das cavidades naturais.

Com base em estudos específicos é realizado o estudo de viabilidade espeleológica para novos empreendimentos ou empreendimentos já instalados e que almejam sua expansão. Os estudos apresentam possíveis interferências no patrimônio espeleológico assim como possíveis soluções quando da necessidade de intervenção nas cavidades ou mesmo áreas de proteção.

A ATIVO AMBEINTAL realiza laudos técnicos para verificação de integridade ambiental de cavidades e/ou ambientes cársticos, identificando possíveis alterações ou mesmo a conservação das feições espeleológicas.

Tais laudos sã solicitados em pericias ambientais ou mesmo podem ser solicitados como condicionante ambiental.

São realizados através de equipe multidisciplinar podendo abordar os meios físico, biótico ou mesmo socioeconômico.

Em conformidade ao TR/CECAV-ICMBio, a ATIVO AMBIENTAL realiza os estudos necessários ao desenvolvimento do Plano de Manejo Espeleológico, executado por equipe multidisciplinar, tal estudo viabiliza a utilização turística de cavidades naturais, prevendo sempre o mínimo impacto e o desenvolvimento sustentável do turismo em cavidades.

Este estudo tem como objetivo a conservação do ecossistema associado às cavidades, envolvendo elementos bióticos e abióticos, superficiais e subterrâneos, necessários à manutenção do equilíbrio ecológico e integridade física do ambiente cavernícola. Através da avaliação conjunta dos aspectos geológicos, hidrológicos e biológicos relacionados à manutenção da integridade física e dinâmica evolutiva das cavidades, bem como dos componentes envolvidos no processo natural de abastecimento trófico do ambiente cavernícola e na conectividade subterrânea desse sistema têm-se a delimitação da área de influência, a ser aprovada pelo órgão ambiental responsável.

Os estudos hidrogeológicos com foco no subsídio aos estudos ambientais partem da compilação de dados secundários e da definição de um domínio de interesse visando caracterizar a hidrografia e hidrogeologia da área de influência do empreendimento. Diante desses levantamentos poderá se compreender a dinâmica hídrica e propostos modelos hidrogeológicos conceituais, informações essas, que culminarão na delimitação das áreas de contribuição hídrica das cavidades existentes em dado empreendimento.

Além disso, embasando-se no contexto hidrogeológico atual e no prognóstico ambiental, poderão ser apontadas as possíveis alterações na condição de recarga, circulação e descarga das águas subterrâneas em função da inferência do cenário futuro de máxima utilização das estruturas de dado empreendimento.

Espeleoresgate

Resgate em área Remota.

Gerenciamento de Riscos em Cavidades Naturais / Teórico e Prático

Percepção de Risco

Prevenção e Riscos de Descargas Atmosféricas

Prevenção e Riscos de Ataques de Abelhas e Marimbondos

Identificação e Cuidados com Animais Peçonhentos

Prevenção aos Ataques de Animais Selvagens

Cursos de Licenciamento Ambiental, Meio Ambiente e Espeleologia

Título do CTA para este banner

Maecenas lacinia, neque ac iaculis finibus, leo quam commodo tortor, non sollicitudin dui velit a mauris. Pellentesque diam eros, gravida at dignissim ac, euismod at dui. Vivamus ultricies, elit vitae posuere imperdiet,